Para resumir, como regra geral, os fabricantes recomendam trocar o óleo a cada 10 000 a 15 000 km para motores a gasolina, ou seja, por volta de 1 vez por ano para um uso “corrente” (regular, mas não intensivo) ou 1 uma vez a cada 2 anos para um uso mais raro.
Os motores a diesel, por sua vez, devem ter seus óleos trocados a cada 7 000 km,o que representa 1 a 2 vezes por ano.
Observe que os veículos mais novos necessitam de uma manutenção menos frequente do que os que já possuem uma alta quilometragem. Em caso de dúvida, consulte o registro de manutenção do veículo ou o contador de manutenção do painel, se o seu modelo tiver um.
Quanto óleo fica preto é sinal que devo troca-lo ?
Evidentemente, a capacidade de retenção das partículas é limitada e chega a um ponto de saturação em que o óleo deva ser mudado ou purificado para continuar sua função de lubrificação de forma otimizada.
É aconselhável mudar o filtro do motor a cada troce óleo. Por que? Por um lado, para que o óleo novo não seja contaminado pelo antigo e, por outro lado, porque o filtro perde sua eficácia ao longo do tempo. Com o tempo, os filtros tradicionais podem chegar até a ter vazamentos e não fazer mais seu trabalho, o que coloca, então, em perigo a saúde do motor. Daí a necessidade de mudar o óleo e substituir o filtro (seguindo a quilometragem ou o fluxograma de manutenção, caso seu veículo o possua). Ou simplesmente optar por um filtro permanente e autolimpante o que lhe pouparia o passo de troca de óleo e mudança sistemática do filtro. O óleo fica limpo graças ao filtro, o que permite uma melhoria contínua do trabalho de lubrificação.